Oscar 2021 – Do ouro ao Tênis

A auto expressão, assim como compreender e expressar a nossa verdadeira identidade é uma tendência de comportamento global para os próximos anos, segundo relatórios de pesquisa de comportamento*.

Na emblemática cerimônia do Oscar 2021, não foi diferente. E apesar de haver um dress code, ou seja, um código de vestimenta, isso não impediu que cada participante indicado manifestasse o seu estilo, suas homenagens, seu estado de espírito, valores, entre outras coisas que a linguagem visual presente nas roupas, cores, cabelos, linhas e formas é capaz de expressar de forma clara e poderosa.

Fomos então do vestido feito em ouro, passando pelos clássicos glamourosos como o de Laura Pausini, os minimalistas e mais discretos, as cores vivas e a presença do tênis no tapete vermelho pela diretora premiada Chloe Zhao,  ele, que tem sido o aliado das mulheres em tempos de pandemia e que marca presença para ficar representando a beleza com conforto, outra tendência forte para os próximos anos e que reflete a busca por experiências mais prazerosas. Abaixo alguns looks e manifestações expressivas e sua relação com a linguagem visual e o Visagismo:

Chloé zhao, ganha o Oscar de melhor direção pelo filme Nomadland e leva o tênis e a maquiagem natural para o tapete vermelho. Estilo que, no Visagismo, está relacionado ao temperamento Fleumático.

Forte presença dos vermelhos desde um estilo mais clássico ao mais dramático. Invocando vitalidade, luxo, espírito de sobrevivência, vida pulsante, atitude. O que no Visagismo está relacionado ao temperamento colérico.

Anunciando “a primavera”: Cores vivas e alegres em trajes monocromáticos, foram quase um chamado para a alegria, a descontração, a leveza e a confiança de que o mundo precisa. Características ligadas ao temperamento sanguíneo.

Cabelos e Penteados Afro: Expressão das raízes, ancestralidade e identidade.

Novamente o terno branco: O branco apareceu muito, em ternos e também vestidos. Ele que nos coloca em posição de igualdade, que dá a ideia de humildade, confiança, serenidade e pausa e que também vem sendo usado por mulheres em cerimônias políticas, como por exemplo a cerimônia de posse da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris (veja artigo aqui no blog).

Mistura de Temperamentos: Vestidos que seriam discretos ou românticos, remetendo ao temperamento melancólico, mas que com os detalhes do vermelho e dos recortes, trazem um pouco mais de ousadia.

A volta dos clássicos dos clássicos: E após muito tempo em casa, tivemos a forte presença dos vestidos clássicos monocromáticos, remetendo um pouco ao glamour e exuberância dos anos 80

E uma pausa para a Pausini: Laura Pausini foi de clássico em um preto glamouroso, trazendo contraste e ao mesmo tempo sem excessos, características do seu estilo pessoal colérico. O batom vermelho e o cabelo clássico dividido no meio, formando linhas retas, reforçam ainda mais a força e a sofisticação desse temperamento.

Para saber mais sobre o Visagismo e a linguagem visual aplicados a moda e a imagem pessoal, siga-me também no Instagram: @cristina.rosa_

*Fonte: Relatório de pesquisa de comportamento Mintel: Tendências Globais do Consumidor 2030.