Expresse pela Imagem

A linguagem visual possui diversos códigos que são captados e percebidos pelos nossos olhos nos primeiros milésimos de segundo e que nos provocam uma reação emocional por vezes inconsciente.

E esse é o poder da comunicação por meio da imagem. O fato de que a mensagem chega instantaneamente, sem precisar de palavras. Acontece que, quando existe um ruído de comunicação entre o que somos e o que a nossa imagem está transmitindo, isso pode causar diversos problemas, como por exemplo: dificuldades na nossa expressão pessoal, baixa autoestima, crise de identidade, dificuldades de relacionamento, falta de credibilidade, entre tantos outros. E ainda, comprovadamente, segundo pesquisas, para desfazer uma imagem negativa, nosso cérebro precisa de, pelo menos, mais 3 reforços positivos, dos quais, nem sempre temos oportunidade de realizar para desconstruir uma primeira impressão equivocada.

Além disso e o mais importante, é o fato de que nós nos olhamos todos os dias no espelho e que podemos estar enviando uma mensagem emocional que não nos apoia para desenvolver nossas forças, virtudes e habilidades.

Qual mensagem você está emitindo para você mesma(o) quando se olha no espelho?  Que mensagem você gostaria de sentir e expressar?

Essas são perguntas essenciais, no entanto, nem sempre simples para serem respondidas, uma vez que mexem com o quanto nos conhecemos de verdade e também nos questionam sobre nosso próprio conhecimento sobre imagem, uma linguagem tão importante quanto a linguagem verbal e escrita, mas que infelizmente pouquíssimo ou em nada ensinada nas escolas.

Por isso, é fundamental nos expressarmos de forma consciente também pela imagem, conhecer melhor quem somos, nosso propósito e alinhar tudo isso com a nossa expressão, utilizando os códigos e símbolos de forma deliberada. Nessa perspectiva, o Visagismo é uma ferramenta fundamental, pois une o autoconhecimento à prática, ou seja, auxilia de forma eficiente na tradução em imagem (corte de cabelo, roupas, estilo, maquiagem, cores e formas) daquilo que somos e desejamos expressar, bem como nossa marca e projetos profissionais.   

Cristina Rosa – Visagista