A Imagem Comunica

A comunicação, sobretudo nos meios digitais, é um tema que ganhou espaço na atualidade. A crescente comunicação nas redes digitais vem aumentando a necessidade de alinhamento da imagem com o nosso propósito de vida e/ou do nosso negócio e nosso bem-estar. Algo que impacta em mais de 50% da nossa comunicação e interfere na nossa autoconfiança. E por conta dessa necessidade em comum para muitas pessoas, fui convidada pela @comunicar23 para falar sobre o assunto.

Texto que também compartilho aqui no blog:
A imagem comunica?
E nos meios digitais?

Imagine que uma página na internet simboliza a vitrine de uma loja. As pessoas vão passar por ela, dar uma olhada, ver as imagens, ler poucas informações e em uma fração de segundos, decidirão se entrarão na “loja” ou não. E, se você é empreendedor e usa os meios digitais para se comunicar, tenha em mente que você, muitas vezes, não sabe quais pessoas vão passar pela sua vitrine, nem em qual horário, por isso, frequentemente, não temos uma segunda chance de falar melhor sobre nosso trabalho, sobre nosso propósito e os problemas que podemos resolver para essas pessoas.
Então é preciso que você cuide da sua comunicação e da sua imagem e tenha em mente que quanto mais você estiver consciente do que você está comunicando e do que deseja comunicar, mais chances terá de atrair as pessoas e pelos motivos certos, ou seja, por aquilo que você entrega e que faz parte do seu propósito, da sua natureza e objetivos.
Agora volto na pergunta aqui do título: A imagem comunica?

Segundo os estudos do visagismo, sim!
Uma imagem comunica muito. E isso não está relacionado apenas com aquilo que você está comunicando para as pessoas, como também para si mesma (o).
Uma imagem comunica principalmente como você tem se sentido e a sua própria relação com você, ou seja, sua autoimagem e até mesmo o seu senso de valor próprio. E me refiro a senso de valor próprio não num sentido de que precisamos estar sempre bem vestidos ou de acordo com padrões, mas no sentido de estarmos realmente comunicando nossa essência e personalidade e reconhecermos nossas características como algo importante a ser comunicado. Seria algo como contar a sua história por meio da sua imagem.
Além disso, as linhas, as formas e as cores, seja dos traços do seu rosto, do seu cabelo ou daquilo que você usa, também estão comunicando algo por meio da linguagem visual e dos símbolos.

Estudos sobre comunicação realizados por Albert Mehrabian indicam, inclusive, que 55% da nossa comunicação está na nossa linguagem corporal.
No visagismo, por exemplo, leva-se em conta o que os símbolos arquetípicos expressam em um nível emocional e inconsciente, tendo como base os estudos da linguagem do subconsciente desenvolvidos por Carl Jung, dentro da psicologia.
Outro fato importante a ser considerado é que em 50 milésimos de segundo uma imagem já transmitiu uma sensação que passa pelo nosso emocional, ou seja, não é uma avaliação racional. Por isso precisamos estar atentos e agora, mais do que nunca, com o crescimento da comunicação nos meios digitais e a urgente necessidade de se expressar nessas redes.

Para quem tem um negócio ou deseja empreender e vender seus produtos e serviços na internet, desenvolver a sua imagem e comunicação torna-se essencial.
Por tudo isso, é importante que você:

1 – Busque o autoconhecimento. Saiba quem você é;
2 – Pergunte-se o que você deseja expressar pela sua imagem;
3 – Entenda o que a sua imagem está comunicando hoje e se ela está alinhada com a sua essência e o seu propósito de vida e/ou da sua marca;
4 – E busque bons profissionais para te apoiar nesse processo.

Não deixe para amanhã o que você precisa comunicar hoje

Se esse texto te ajudou ou se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários ou envie uma mensagem.

Até a próxima!

(Cristina Rosa – visagista, professora e coach humanizada pelo Sistema ISOR) @cristina.rosa_